Marcadores

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Parque Nacional do Iguaçu complementa frota com ônibus híbridos

Os cinco novos ônibus híbridos adquiridos pelo Parque Nacional do Iguaçu, neste segundo semestre, já estão em pleno funcionamento na unidade de conservação. Durante o feriado prolongado de Proclamação da República, os veículos fizeram a diferença e ajudaram o atrativo a transportar com qualidade e conforto os cerca de 30 mil visitantes que passaram pelo local nos três dias.  


Os ônibus híbridos são mais silenciosos e 90% menos poluentes do que os movidos a diesel que circulam hoje na maioria das cidades do mundo. Os veículos têm dois motores, sendo um a diesel e outro elétrico. Eles funcionam de forma independente. O motor elétrico é utilizado para arrancar e acelerar em baixas velocidades. Já o motor a diesel funciona em velocidades mais altas.

Sustentabilidade – Os motores são desligados quando o veículo fica parado para embarque e desembarque, o que gera economia, diminui a emissão de poluentes na atmosfera e de ruídos. Outro fator interessante é que a cada frenagem as baterias do motor elétrico são recarregadas. Conforme estudos da fabricante do motor, a Volvo, os híbridos são 35% mais econômicos que os ônibus convencionais.


Para o chefe do Parque Nacional do Iguaçu, Jorge Pegoraro, o ônibus híbrido possibilita o transporte dos turistas pelo atrativo com menor impacto ambiental. Segundo ele, esse tipo de transporte vai ao encontro dos objetivos da administração do parque. “Queremos oferecer aos turistas e ao parque um transporte de qualidade. Por isso optamos pelos ônibus híbridos, por entender que é uma das melhores opções na atualidade.”

Para Adelio Demeterko, gerente geral da Cataratas do Iguaçu S.A., concessionária que presta apoio ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) na visitação turística do parque, a aquisição dos ônibus híbridos busca o equilíbrio. “É um transporte coletivo que reúne tecnologia, conforto, acessibilidade e respeito ao meio ambiente.”
Valorização da fauna local – Os cinco ônibus recém-adquiridos estampam na pintura figuras de animais nativos do bioma em que o parque está localizado, a Mata Atlântica. As espécies contempladas dessa vez são: cobra-caninana, gralha-picaça, puma, tamanduá-mirim e jacutinga.

Outros 13 veículos, que já rodam há mais tempo na unidade, trazem em suas representações os seguintes bichos: quati, macaco, onça-pintada, tucano, borboleta, guaxo, cotia, tatu, cobra coral, pica-pau, lagarto, papagaio e jacaré-do-papo-amarelo. Desses, oito são double-decker (panorâmicos); e cinco, articulados.

Fonte: Cataratas do Iguaçu S.A.


Nenhum comentário:

Postar um comentário