Marcadores

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Abertura do Natal das Cataratas marca início da celebração do centenário de Foz

A abertura do Natal das Cataratas, na noite desse sábado (7), marcou o início da contagem regressiva para as festas de fim de ano e também das comemorações do centenário de Foz do Iguaçu, em 10 de junho de 2014.
Para valorizar a história do município, a fachada do Colégio Bartolomeu Mitre foi iluminada pela primeira vez como uma atração do Natal das Cataratas. Às 21h41, as luzes do prédio foram acesas, revelando a beleza de um dos imóveis mais antigos do centro de Foz, erguido em 1920.

O ato foi sincronizado com o acendimento da árvore natalina de 18 metros de altura, feita com materiais reciclados, e do presépio instalado na Vila do Natal, onde também foi colocada uma escultura gigante de Papai Noel. Na sequência, uma queima de fogos celebrou o lançamento oficial da festa, que prossegue até o dia 22 com uma programação variada todas as noites na Praça do Mitre.


“Esta é uma homenagem para Foz, uma valorização de seu resgate histórico por meio da iluminação da fachada do Mitre. Uma cidade que preserva a sua história e valoriza o seu passado lança a semente para cultivar o seu futuro”, disse Gilmar Piolla, superintendente de Comunicação Social de Itaipu, presidente do Fundo Iguaçu e coordenador do Natal das Cataratas.

“A estrutura é importante para recebermos os turistas neste período e também para a nossa população, que terá quase um mês para desfrutar do Natal das Cataratas”, disse o prefeito Reni Pereira.

Também participaram da abertura o secretário de Turismo, Jaime Nelson Nascimento, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu, Roni Carlos Temp, o presidente do Instituto de Promoção Turística do Iguaçu, Fernando Martin, o presidente da Câmara de Foz, José Carlos Neves da Silva, o vereador Luiz Queiroga, o diretor do Iguassu Convention & Visitors Bureau, Enio Eidt, além de representantes do Conselho de Pastores e Ministros Evangélicos de Foz do Iguaçu (Copefi) e da Igreja Católica, entre outras autoridades.

Show de vozes
Nesse sábado (7), o Coral Itaipu emocionou o público ao subir no palco instalado do lado oposto da fachada do Colégio Bartolomeu Mitre. Em 2014, o coral lançará um álbum para comemorar o centenário de Foz e os 40 anos da hidrelétrica.

Antes do show, a plateia foi convidada a um aperto de mão coletivo para celebrar o espírito de união e de paz, logo após a chegada de Papai Noel. O bom velhinho foi uma das principais atrações da noite. Ele chegou ao local de trenó, puxado pelo Veículo Elétrico da Itaipu, e recebeu a chave da cidade das mãos do prefeito Reni Pereira.

Depois, ele seguiu para a Casa de Noel, onde era aguardado por uma fila com mais de 50 metros de extensão. “Vale a pena a espera mesmo nessa fila, ainda mais se ele atender ao pedido das crianças”, disse Kamilla Medeiros, acompanhada pelo filho João Pedro, de 2 anos.

As irmãs Claudia e Daysi Calonga saíram de Ciudad del Este para participar do evento e se disseram tão encantadas com a Vila do Natal que pretendem aproveitar outros dias da programação. “Vimos pela TV que haveria o Natal das Cataratas e resolvemos conferir de perto. Está tudo muito lindo”, disse Claudia, acompanhada pelo filho Moisés, 9 anos, e pela sobrinha Samira, de 3 anos.
Neste domingo (8), o Coral Canto em Canto é a atração na Praça do Mitre, a partir das 20h30.

Mobilização
Mais de 100 pessoas trabalharam na produção e montagem da Vila do Natal. Além da Casa de Noel, estão instaladas na Praça do Mitre as casinhas de gastronomia, de artesanato e de brinquedos, na qual o visitante pode deixar uma doação às crianças carentes de Foz.

Fluvio Ricardo Nascimento, funcionário da Itaipu, levou a família para prestigiar a festa promovida com apoio da empresa na qual trabalha. “É um evento importante porque, além de valorizar o espírito natalino e entreter as crianças, ainda deixa a cidade mais enfeitada nesta época, o que não acontecia antes do Natal das Cataratas”, afirmou.

Quase centenária e mais bonita

Um concurso de decoração natalina também pretende reforçar o embelezamento da cidade neste período. Serão reconhecidos com menção honrosa os imóveis residenciais e comerciais mais bem enfeitados. Informações sobre o concurso podem ser obtidas no site http://www.nataldascataratas.com.br/.
O Natal das Cataratas é organizado pela Gestão Integrada do Turismo e conta com o apoio da Itaipu Binacional, Fundo Iguaçu, ICVB, Cataratas S.A., Sistema Fecomércio e Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu.

Fonte: Itaipu Binacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário