Marcadores

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Itaipu e Província de Misiones vão promover as Cataratas do Iguaçu

As Cataratas do Iguaçu unem, mais uma vez, brasileiros e argentinos. A Itaipu Binacional, pelo Brasil, e o governo da província argentina de Misiones assinaram, nesta sexta-feira (11), numa reunião em Foz do Iguaçu, um protocolo de intenções para promover campanhas e participar de eventos internacionais. O objetivo principal é a divulgação das Cataratas como Maravilha Natural do Mundo, de acordo com o programa Visit7Wonders.



O protocolo de intenções foi assinado pelo governador de Misiones, Maurice Closs, e pelo diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek. Também assinaram o documento o diretor da fundação suíça New Seven Wonders, Jean-Paul de La Fuente; o diretor da VisitNew7Wonders, Marcelo Almada; o presidente do Fundo Iguaçu, Gilmar Piolla; e o secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, Jaime Nascimento.

A reunião teve a participação de representantes dos setores de turismo de Foz do Iguaçu e de Puerto Iguazú, cidades que abrigam as Cataratas no Brasil e na Argentina.

Oportunidade
Antes da assinatura, Gilmar Piolla explicou que a eleição das Cataratas entre as Novas Sete Maravilhas da Natureza trouxe resultados positivos para a imagem do Destino Iguaçu, com reflexo imediato no aumento do fluxo de visitantes. Mas agora, afirmou, é preciso reforçar a divulgação, mundialmente, “para que essa conquista não caia no esquecimento”.

Piolla, responsável pela campanha Vote Cataratas no lado brasileiro, disse ainda que, a partir do protocolo de intenções, serão firmados convênios e parcerias para o desenvolvimento de ações conjuntas de comunicação, a exemplo do vídeo e do site criados por sua equipe para a Plataforma Visit7Wonders, que divulga todas as maravilhas de forma integrada.

Marcelo Almada, que desenvolveu a campanha Voto Cataratas na Argentina, lembrou que o lançamento da campanha New7Wonders, em maio deste ano, teve grande repercussão praticamente em todos os idiomas, o que mostra o acerto da estratégia de divulgação em conjunto.

Entre as ações integradas das Sete Maravilhas está a campanha Wonderlove, um concurso pela internet que premiará sete casais de qualquer parte do mundo com uma viagem à maravilha que escolherem, com tudo pago. Milhares de pessoas já estão participando. O resultado será divulgado em 14 de fevereiro, data em que se comemora o Dia dos Namorados na maioria dos países.


Compromisso
O governador de Misiones, Maurice Closs, disse que é preciso “repotencializar” a conquista das Cataratas, transformando-a em “nova oportunidade” para atrair visitantes. “Temos que aproveitar todas as oportunidades”, afirmou, lembrando que o turismo, para Misiones, é fundamental, já que a província, ao contrário do Estado do Paraná, não conta com a riqueza da produção de soja ou da indústria automotiva.

O diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, elogiou as propostas já em desenvolvimento, afirmando que “são simples, e por isso mesmo são as melhores”, e garantiu que a empresa vai “abraçar esse projeto”. O turismo, disse, “é uma das maiores atividades do mundo, mas é também uma das que têm maior concorrência”.

O diretor da fundação New Seven Wonders, Jean-Paul de La Fuente, disse que já está trabalhando com os responsáveis pelas outras seis maravilhas, para que apoiem as iniciativas do Brasil e da Argentina. E definiu o documento assinado pela Itaipu e Misiones como “um acordo para um futuro maravilhoso”.

Intenções
O documento assinado por Itaipu e a Província de Misiones considera que a eleição das Cataratas como uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza projetou uma imagem “altamente positiva” do Destino Iguaçu em todo o mundo, atraindo um número crescente de turistas.

A eleição contribuiu ainda para a melhoria da autoestima das populações locais e reforçou a necessidade de preservar os parques nacionais, no Brasil e na Argentina, que abrigam as Cataratas.

Pelo acordo, Itaipu e Misiones se propõem, conforme suas possibilidades orçamentárias, a promover as Cataratas dentro do Programa Visit7Wonders, incluindo a participação em feiras internacionais de turismo; a realização e produção de eventos internacionais das 7 Maravilhas; a promoção e publicidade nos meios de comunicação da Argentina e do Brasil, bem como em qualquer parte do mundo; e a promoção digital internacional, por meio de sites na internet e redes sociais.

Fonte: Itaipu


Nenhum comentário:

Postar um comentário