Marcadores

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Ideias para tornar o seu ambiente mais relaxante!


O estresse do dia a dia acaba prejudicando a nossa saúde. Não existe nada melhor do que a nossa casa do nosso jeitinho, para fugir de tudo isso!


Veja essas dicas do site Minha Vida:

Troque de noticiário
Notícias ruins não tem uma boa repercussão no nosso corpo. Muito pelo contrário, elas ajudam a estressar ainda mais. "As situações limite contaminam a todos - mesmo que não sejam vítimas diretas - pois trazem à realidade uma cena dramática em um nível de destruição com o qual é muito difícil lidar", acredita Verea. Ou seja, ao invés de se informar de todos os crimes cometidos no dia, porque não mudar de canal? O mesmo vale para as notícias da internet, tente dar mais atenção a assuntos mais amenos quando chega em casa. 

Escolha um bom sofá
E nada como descansar em um sofá bem confortável, não é o mesmo? O problema é que se o sofá é ruim, ou não nos sentamos ou mesmo deitamos de forma correta, é mais difícil relaxar. "Em geral a dor nas costas é causada pela má postura, pois algum musculo fica tenso ou não suporta a posição por longos períodos. Isso pode impedir as pessoas de descansarem", ensina o ortopedista Cássio Trevizani, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Não se preocupe, você pode deitar-se nele, desde que não seja por horas a fio! E ao sentar-se, procure sempre deixar as costas alinhadas e os pés encostados no chão. "Verifique ao comprar se ao sentar-se seus joelhos não ficam mais altos do que o bumbum, pois isso deixa os joelhos mais dobrados e desconfortáveis", explica o especialista. O material do sofá é algo importante: "quando for muito macio, é mais fácil esses desiquilíbrio acontecer, já que o peso do tronco fica sobre o bumbum, e isso faz que ele afunde", conclui. 

Invista em plantas
Estar em contato com a natureza ajuda a acalmar os ânimos e até traz ganhos ao corpo. Um estudo publicado em 2013 mostrou que cidades com mais áreas verdes tinham indicadores de saúde melhores. Mas se você não consegue esses espaços na sua cidade, que tal investir em um na sua casa? Fazer um canto com plantas pode ser uma boa pedida para relaxar. "As plantas de interior possuem a capacidade de filtrar o ar da casa, absorvendo toxinas e gás carbônico e liberando oxigênio para o ambiente", comenta o geobiólogo Allan Lopes. Ele nos conta que a NASA separou algumas espécies de plantas que tem maior capacidade de limpar o ar. São elas: babosa, antúrio, areca, bambuzinho, agalonema, flor de maio, dracena, cíclame, orquídea, comigo ninguém pode, azaleia anã, bananeirinha, palmeirinha, gérbera, crisântemo, filodendro, jiboia, calanchoe, ráfis, lírio da paz, espada de São Jorge, tulipa e begônia. "Mas para tornar o lugar aconchegante, depende muito do gosto das pessoas que o habitam e também do tipo de espaço que se tem", pondera o especialista. 

Inspire relaxamento
Os cheiros da casa também podem ajudar no relaxamento, ainda mais quando lembram algo familiar. "Aromas familiares e intensos, como os da flores, florestas ou do mar, são reconhecidos pela emoção por trazerem boas sensações da juventude, diminuem a ansiedade", explica a psicóloga Samia Maluf, especialista em aromaterapia da clínica By Samia. De acordo com a especialista, o óleo mais usado para esses fins é a lavanda, que pode até trazer bons resultados para casos de insônia. "Ele pode ser utilizado num aromatizador de plug ou num réchaud, ou usado em sabonetes ou sprays, desde que tenham sido feitos com o óleo essencial", diferencia a especialista. 

Gostou das dicas? Veja mais no site: http://goo.gl/scfuaa


Nenhum comentário:

Postar um comentário