Marcadores

quinta-feira, 12 de março de 2015

Chá, a bebida do verão!

Chá, a bebida do verão!



Você sabia que depois da água, o chá é a bebida mais consumida em todo o mundo? O site Minha vida publicou uma matéria super interessante com as propriedades do chá e os benefícios que eles trazem para a nossa saúde. Mesmo sendo muito consumido no inverno, ele ainda faz sucesso com sua versão gelada no verão! Saiba mais:
"Além de sua importância milenar, ele tem propriedades medicinais importantes para a saúde, pode ser tomado em qualquer hora do dia e ainda ajuda a manter o corpo em forma", explica a nutricionista da Unifesp, Cibele Crispim.

Quente ou frio?
Tanto faz. O chá é uma bebida bastante versátil e, por isso, pode ser consumido à vontade. Ele não perde suas propriedades nutricionais quando gelado e é uma ótima pedida para refrescar a garganta. "O bom dos chás, em especial dos chás mate, preto e verde, são os flavonóides, que agem como antioxidantes, mantendo a jovialidade", explica a nutricionista. 

Um gole de pura refrescância
A dica da autora do blog "Rota do Chá" é abusar dos chás cítricos. Hanny Guimarães conta que, durante suas pesquisas, descobriu que as ervas cítricas são mais refrescantes por causa do azedinho que fica na boca. E esse efeito cresce se elas forem consumidas com chá gelado. 



Hidratação profunda
Como sua constituição é basicamente água e ervas, o chá hidrata e causa uma sensação de bem-estar. "Mesmo quando ele é feito com frutas ou leite, é excelente fonte de nutrientes e água, por isso hidrata e ajuda a amenizar o calor", explica a nutri. 

Elimine uns quilinhos
Quando o assunto é emagrecer, o chá entra em ação. "Os diuréticos que viraram moda de uns anos pra cá não são muito saudáveis não porque causam uma sensação ilusória de que a pessoa está perdendo peso e na verdade ela só está perdendo líquido", explica Cibele.

"O ideal é tomar os chás mais comuns. Eles hidratam, fornecem nutrientes e em alguns casos, como o chá mate e o chá verde, por exemplo, ajudam a eliminar gordura sem esta ação diurética prejudicial", continua a nutri. 

Anote aí a receitinha:

Chá Refrescante de Verão
Receita cedida por Rota do Chá- Hanny Guimarães

Ingredientes
500 ml de água
Suco de um limão
2 saquinhos de chá de hortelã ou menta
2 saquinhos de chá de erva doce
Açúcar ou mel a gosto

Modo de preparo

Aqueça a água até próximo da fervura. Adicione os saquinhos de chá e tampe o recipiente, deixando descansar por 10 minutos. Retire os saquinhos e espere esfriar com o recipiente tampado. Transfira o chá para um recipiente com capacidade para um litro, adicione o suco de limão ao chá, complete o volume com água bem gelada. Adoce a gosto e sirva com algumas pedrinhas de gelo. 


Propridades terapêuticas
  • Erva Doce: alivia cólicas menstruais e também alivia cólicas abdominais de recém-nascidos. Auxilia a má digestão.
  • - Erva Mate / Mate: anti-estresse. Segundo institutos de pesquisas internacionais, é um tônico estimulante do coração e do sistema nervoso. Elimina os estados depressivos, conferindo ao músculo maior capacidade de resistência a fadiga, sem causar efeitos colaterais. Atua também sobre a circulação, acelerando o ritmo cardíaco e protegendo o coração de doenças cardiovasculares.
  • - Guaraná: por meio da cafeína, o guaraná produz maior rapidez e clareza do pensamento, retarda a fadiga, tonifica o coração, e é levemente afrodisíaco.
  • Hortelã: atenua azia, gases e cólicas. Alivia asma e bronquite e ainda pode ser usado como calmante para insônia, ou seja, para relaxar.
  • - Maracujá: melhora dores de cabeça de origem nervosa, ansiedade, insônia, palpitações e pressão alta.
  • - Menta: indicado para má digestão, gases e cólicas.
  • -Preto e chá verde: combate problemas do coração e aceleram o metabolismo, além de prevenir o envelhecimento.
Confira mais no site: MINHA VIDA


Nenhum comentário:

Postar um comentário